Notícia

Rondonistas da Uniuv partem para Pernambuco

17/07/2014


~~O tempo passou rápido, e desde a seleção ocorrida no início do ano, os preparativos não tiveram interrupções. Semana a semana, a equipe formada por alunos e professores, trabalhou arduamente elaborando e preparando as oficinas que serão ministradas para pessoas que vivem uma realidade muito diferente das demais regiões do país. A Operação Guararapes tem início na próxima sexta-feira (18), e se estende até o dia primeiro de agosto. Na noite de terça-feira (15) aconteceu a última etapa do treinamento que antecede a partida e contou com a entrega de coletes e a participação de Rondonistas de operações anteriores. Durante o encontro eles puderam ouvir os relatos dos “veteranos” e aumentar ainda mais a expectativa. “Será uma experiência incrível e ficará marcada para sempre na vida de vocês”, disse Mayara Mugnol, acadêmica de jornalismo e Rondonista de 2013.
A Pró-Reitora de Ensino, Vivian Guimarães, que é o contato do Ministério da Defesa na instituição, falou da importância do projeto e do papel desempenhado pela Uniuv. “Quando participamos pela primeira vez foi uma grande conquista e ter continuidade, contando com aprovações em operações seguintes, mostra que nossos projetos são muito bem construídos e atendem às necessidades dos municípios integrantes”, acredita.
Para o Reitor, é uma grande oportunidade para a Universidade cumprir mais uma vez suas obrigações sociais. “Poder transpor as fronteiras do sul do país e promover a difusão do conhecimento é realmente uma grande responsabilidade. Temos certeza que esta equipe vai nos representar muito bem no nordeste do Brasil”, incentivou Jairo Vicente Clivatti.
A equipe vai viajar 3060 km de distância até chegar ao município de Correntes (PE), cidade fundada em primeiro de julho de 1909 e que conta atualmente com 17.419 habitantes.
Os professores que acompanham o grupo são: Luísa Gomes Gregol (Odontologia) e Emili Coimbra (Educação Física). A equipe de acadêmicos é formada por Danilo Fillus de Souza, Jairo Martins, Jéssica Carolina Dal Bó, Karina Dobkovski, Karine Levandovski e Kayê Rodrigo Kampmann.
As propostas de atuação da instituição integram atividades que se enquadram no “Conjunto A”, da área da Saúde, Cultura, Direitos Humanos, Justiça e Educação.


Participante na Marinha do Brasil


A novidade de 2014 é a indicação recebida do Ministério da Defesa para uma vaga da Ação Cívico-Social (ACiso), projeto da Marinha do Brasil, que vai levar Willian Robson da Costa, acadêmico do curso de Odontologia, para trabalhar embarcado em um Navio Militar, durante o período de realização da Operação Guararapes.
A parceria nessa edição do Projeto Rondon será com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de Ilhéus (BA).
 
 


por: Divulgação