Notícia

Curso de Capacitação de professores é realizado na Uniuv

02/06/2015


O curso de capacitação dos professores do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) aconteceu nos dias 29 e 30 e abrangeu cerca de 50% do colegiado. O curso faz parte do novo plano de ação institucional, a partir da nova reitoria formada por Alysson Frantz e Lucio Passos. Esse foi o primeiro momento de capacitação e estão previstos mais dois programas até o fim do ano.

Para que o curso fosse realizado, todos os professores foram ouvidos para entender quais as suas necessidades. “É uma proposta que foi levantada pelos professores. Eles foram ouvidos por cada um dos coordenadores de curso e levantaram a necessidade de ter a capacitação docente. O curso tem como objetivo preparar ainda mais os professores para sala de aula, em questões de avaliação, didática e relacionamento entre professor e aluno”, relata a Pró-Reitora de Ensino, Vivian Guimarães.

Junto com as questões de didática e avaliação, foram tratados assuntos relacionas a gestão participativa, onde professores trabalhem de maneira mais compartilhada, fazendo com que todos se sintam responsáveis pelos resultados alcançados, assim como buscando novos objetivos. “Que os resultados não sejam fruto do trabalho somente de um grupo de pessoas, mas que seja construído coletivamente. Fazendo com que no final o aluno se encante com o curso e realmente crie um vínculo de confiança com a Uniuv e tenha orgulho daqui”, acrescenta a professora Hermine Schreiner.

Trabalhar esses pontos com os professores é de extrema importância, pois o público que a faculdade abrange é adulto e com vista para o mercado de trabalho. “A Uniuv está de parabéns, porque está atenta a ajudar nesse ferramental didático que os professores de diversas áreas, muitas vezes não tiveram acesso. Esse curso tem a finalidade de auxiliar os educadores a melhor otimizar o tempo de sala de aula, trazer o conteúdo que às vezes não é tão agradável ao aluno de uma maneira que fique mais interessante. Favorecer também a melhoria na relação professor /aluno, professor /professor, professor/ instituição, pois o educador é um mediador entre o aluno, a instituição e o mercado de trabalho”, completa a Profª. Drª. Maria de Oliveira, palestrante do curso. 

 

 


por: Thaina da Cruz e Edwin Meyer